InfoMoney | Especial

Tudo sobre

Programa de Fidelidade

InfoMoney

Brasileiros desperdiçam 53 bilhões de pontos de cartão em um ano

Saiba como utilizar melhor seus pontos Multiplus e aproveitar benefícios da maior rede de fidelidade do país

        InfoMoney
 09 NOV 2015 - 02H40

Em momentos de retração econômica é necessário ficar ainda mais atento as oportunidades para continuar consumindo sem comprometer o orçamento. Apesar disso, de acordo com o Banco Central, os brasileiros desperdiçaram no ano passado 53 bilhões de pontos em cartão de crédito, o que representa 24% do total acumulado.

Os pontos expiraram por falta de uso no prazo determinado ou devido ao cancelamento do cartão onde os pontos estavam disponíveis. Os brasileiros acumularam 992 bilhões de pontos em seus cartões de crédito entre 2010 e 2014. Quase dois terços disso foram convertidos em prêmios, como passagens aéreas e bens de consumo. Na média, 17% expiraram, por falta de utilização no prazo determinado ou pelo cancelamento do cartão.

Apesar disso, entre a rede de participantes Multiplus, composta por 13,5 milhões de pessoas, a percepção de valor dos pontos tem crescido nos últimos anos. Entre janeiro e setembro de 2015, a empresa registrou um crescimento de 9,5% no total de pontos resgatados na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 57,4 bilhões de pontos. Esse crescimento é resultado de um aumento de 6,4% no total de resgates de passagens aéreas e um expressivo incremento de 37,2% de produtos e serviços não-aéreos.

Confira a seguir dicas para utilizar melhor seus pontos e aproveitar os benefícios da maior rede de fidelidade do Brasil. 

Monitore seus pontos 

Cheque com frequência quantos pontos você tem acumulado no seu programa de fidelidade e veja se já é possível trocar por alguma viagem, produto ou serviço. Existe ferramentas que podem te auxiliar nesse monitoramento, como o aplicativo da Multiplus, disponível para IOS e Android. 

No aplicativo é possível consultar o saldo e checar o vencimento dos pontos, como também visualizar o extrato das transações, monitorando seus acúmulos e resgates. Além disso, é possível buscar parceiros por nome, categoria ou localização (utilizando mapas nativos do aparelho). 

Fique atento aos prazos 

Além de monitorar seus pontos, fique de olho na validade deles. Alguns poucos cartões possuem pontos que não expiram, os quais podem ser transferidos para programas de fidelidade. Mas na maioria dos cartões os pontos expiram, por isso fique atento. 

Na Multiplus, a validade dos pontos é de 2 anos. O acompanhamento pode ser realizado, 7 dias por semana, 24 horas por dia, através da consulta no site ou pelo aplicativo de celular. 

Planeje com antecedência 

O preço da passagem em pontos funciona igual as com dinheiro, ou seja, quanto antes mais barato. É possível efetuar os resgates com antecedência, o que permite um melhor planejamento para a utilização de pontos. Para passagens aéreas é possível fazer o resgate com até um ano de antecedência. 

Isso vale também para outros produtos e serviços, como aluguel de carros ou reservas em hotéis, resgate no varejo e outros. 

Compre pontos 

Suponha que você tem acumulado 8 mil pontos, e irá gastar 10 mil para fazer uma viagem, mas o prazo do seu cartão está quase expirando. Você não vai querer perder esses pontos, não é mesmo? Para alcançar a quantidade de pontos que falta para viagem é possível comprar o valor restante. 

A compra de pontos é bem simples, basta acessar o site da Multiplus e fazer login com seu CPF / Número Multiplus e senha de acesso. Acesse sua conta e o menu Comprar Pontos. Em seguida selecione a quantidade de pontos que deseja adquirir, clique em "calcular" para obter o valor da compra e, em seguida, clique no botão comprar

Renove seus pontos 

Além de comprar pontos, é possível renovar pontos que já expiraram. O participante do programa de fidelidade da Multiplus pode renovar seus pontos vencidos nos últimos 180 dias. A quantidade mínima selecionável é de 500 pontos. Os pontos renovados são válidos por 2 anos, contados a partir da data da renovação. O processo para renovação é semelhante ao da compra, mas o participante deve selecionar no Menu, Renovar Pontos

O valor pode variar de acordo com a quantidade de pontos e as promoções elegíveis a cada participante. Faça uma simulação em "Renovar Pontos", na área Minha Conta, e calcule o custo da quantidade de pontos que deseja renovar.

Quer saber o que a Multiplus pode te oferecer? Deixe seus dados que nós avisamos.

Vídeos e Guias